Metodologia Amigavel

Meus Livros

METODOLOGIA AMIGÁVEL – PARTE I

Este e-book contém os requisitos mínimos e indispensáveis para quem pretende realizar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) seja uma monografia, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado. Mas, sobretudo, o conteúdo do livro explica a natureza e os procedimentos de um trabalho científico, tratando a metodologia científica de uma forma agradável, em uma linguagem fácil e corriqueira, na pretensão de contribuir para decodificar conceitos teóricos muitas vezes não entendidos pelos alunos ao cursarem a disciplina na graduação.

ALÉM DAS HORAS

As normas sociais são uma forma de controle contra a barbárie, que em muitos casos são ignoradas e rechaçadas por conveniência. Elas podem ser diferentes da Verdade, que em alguns casos se configura uma certeza nascida do fundo da mente humana. Na vida real nada ocorre de forma dicotômica: preto ou branco, mal ou bem, certo ou errado. A heroína deste romance chegou a esta conclusão, influenciada ou não por um personagem que poderá ter interagido com ela ou ter sido uma mera figura sem existência real, criada por sua mente para endossar e justificar a sua quebra de normas. Ela desenvolveu uma relação com o Comendador, que para ela era uma figura tangível que tivera uma história trágica e que a fascinou pela sua cultura e disponibilidade. Filosoficamente, ele afirmava: “Todos nós somos seres que possuem dois lados. Temos o bem e mal em nossos corações. Dependendo das circunstâncias, um dos lados prevalece e mesmo assim não deixamos de ser nós mesmos”.

MÚSICA E SIMBOLIZAÇÃO

“O livro recupera memórias do processo da criação espontânea do movimento Mangue Beat que exigiu uma pesquisa minuciosa e  dedicada, própria de quem admira o objeto estudado e que revela um senso agudo de pesquisador. Outro aspecto levantado, com êxito, pela professora, que tem um caráter inédito, foi desvendar os sinais que indicavam a faceta de contestação do movimento cujo alvo era o sistema social tradicional. Essa rebeldia tinha clara identificação com a Contracultura do anos 50 e 60, até mesmo no romantismo quixotesco de acreditar que era possível mudar o mundo, e que os artistas, principalmente os nordestinos, de menor poder de fogo, poderiam lutar contra a poderosa indústria fonográfica internacional e ganhar o jogo! 




MULHERES ATREVIDAS

Este livro é uma coletânea de short stories focadas na mulher que tem o protagonismo que produz o fio mestre da narrativa. Os contos representam a minha visão da força feminina, que existe escondida em cada mulher, e que explode em raios luminosos sempre que ela é colocada em uma situação desafiadora ou desvantajosa. São mulheres de várias classes sociais e de diferentes condições de vida. Mas todas têm uma característica comum: a força de vontade que as fez seguir focadas no que interessava para elas e a força que mostraram diante das adversidades e que as impulsionou a fazer mudanças nas suas vidas, desconsiderando as convenções sociais.

RESENHAS DE LIVROS

DANTAS, JOSE Guibson D., Crentes, mas nem tanto!

Seguindo os seus estudos sobre a temática das religiões midiáticas, Guibson pesquisa como se dá a recepção das mensagens religiosas emitidas pelos programas televisivos das igrejas neopentecostais. Além de descrever o comportamento dos receptores, ele procura estabelecer a presença das mediações culturais mais relevantes nas mensagens dos programas e como são interpretadas pelos  telespectadores. 

GUERRA, Isabel C., Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Cascais: Principia, 2006.

Neste livro, Isabel Carvalho Guerra discute as abordagens qualitativas em ciências sociais, fazendo um apelo a diversos paradigmas de interpretação sociológica de que decorrem formas de recolha, registro e tratamento dos dados. Tudo é apresentado com uma perspectiva própria de utilização conceitual a partir do uso da técnica de “histórias de vida”.

LEVITSKY, Steven, Como as democracias morrem.

Nos dias atuais, a democracia nos estados democráticos de direito não terminam com uma ruptura violenta nos moldes de uma revolução ou de um golpe militar. Hoje elas se valem do autoritarismo que corroi o ambiente democrático com o enfraquecimento paulatino e constante de instituições fundamentais como o judiciário e a imprensa, que contribuem com as suas ações para que ocorra “a erosão gradual de normas políticas de longa data”. O livro é fundamental para entendermos “o momento conturbado que vivemos no Brasil e em boa parte do mundo e é um guia indispensável para manter e recuperar democracias ameaçadas”.

SOUZA, Jessé, A elite do atraso: da escravidão a Bolsonaro.

Obra fundamental para que se entenda o contexto atual da política brasileira, recorrendo as raízes conservadoras e atrasadas das elites brasileiras, desde o tempo colonial aos dias atuais.

DA EPOLI, Giuliano, Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições.

Nos dias atuais, a democracia nos estados democráticos de direito não terminam com uma ruptura violenta nos moldes de uma revolução ou de um golpe militar. Hoje elas se valem do autoritarismo que corroi o ambiente democrático com o enfraquecimento paulatino e constante de instituições fundamentais como o judiciário e a imprensa, que contribuem com as suas ações para que ocorra “a erosão gradual de normas políticas de longa data”. O livro é fundamental para entendermos “o momento conturbado que vivemos no Brasil e em boa parte do mundo e é um guia indispensável para manter e recuperar democracias ameaçadas”.

MARKMAN, Rejane S., Música e Simbolização. Manguebeat: contracultural em versão cabocla. São Paulo: Anneblume, 2007.

Este livro faz um levantamento teórico sobre as teorias da pós- modernidade, realizando nos capítulos iniciais uma interessante análise das teorias sobre o culturalismo. O registro desse background  é indispensável para situar os valores disseminados pela música Manguebeat para as suas audiências. O livro traz um modelo de duas pesquisas específicas: uma  sobre as letras e os valores da música Mangue e uma investigação de recepção com os jovens adeptos da música e valores mangue. O livro detalha o histórico do movimento e os seus desdobramentos sociais e musicais.

MARKMAN, Rejane S., Metodologia Amigável – Parte I – Como criar um tcc de sucesso

O e-book é uma entrega mínima do livro de mesmo nome, que faz parte da trilogia sobre Metodologia Científica, cujos outros dois livros estão sendo concluídos. Neste primeiro livro, com linguagem coloquial e simples, decodificamos os elementos que compõesm o TCC , com dicas de como criá-lo e desenvolvê-lo. O e-book foi construído para tirar muitas das dúvidas de quem realiza um TCC e sugere ações para torná-lo mais leve e fácil de criar. 

DANTAS, JOSE Guibson. D., DINHEIRO, O PASSAPORTE PARA A GRAÇA NEOPETENCOSTAL.

O autor, professor – doutor  em Comunicação Social,  investiga a importância do dinheiro nas práticas religiosas que são mostradas no programa de televisão “Show da Fé”, exibido diariamente em canal aberto, há mais de uma década. O livro identifica as representações e os possíveis significados sociais dos textos dos programas, dados obtidos em pesquisa criteriosa.

Newsletter

Inscreva o seu email e acompanhe sempre que tivermos um artigo, video ou conteúdo novo.