Metodologia Amigável Metodologia Amigável
  • 1 Metodologia Amigável
  • Quem sou eu
  • Tutoria
  • Meus Livros
  • Textos e Sites Acadêmicos
  • Resenhas de livros
  • Vídeos

RESENHAS DE LIVROS

Sinopses

MARKMAN, Rejane S., Música e Simbolização. Manguebeat: contracultural em versão cabocla. São Paulo: Anneblume, 2007.

Este livro faz um levantamento teórico sobre as teorias da pós- modernidade, realizando nos capítulos iniciais uma interessante análise das teorias sobre o culturalismo. O registro desse background  é indispensável para situar os valores disseminados pela música Manguebeat para as suas audiências. O livro traz um modelo de duas pesquisas específicas: uma  sobre as letras e os valores da música Mangue e uma investigação de recepção com os jovens adeptos da música e valores mangue. O livro detalha o histórico do movimento e os seus desdobramentos sociais e musicais.

MARKMAN, Rejane S., Metodologia Amigável – Parte I – Como criar um tcc de sucesso – ebook. – https:/go.hotmart.com/B14339271C. 

O e-book é uma entrega mínima do livro de mesmo nome, que faz parte da trilogia sobre Metodologia Científica, cujos outros dois livros estão sendo concluídos. Neste primeiro livro, com linguagem coloquial e simples, decodificamos os elementos que compõesm o TCC , com dicas de como criá-lo e desenvolvê-lo. O e-book foi construído para tirar muitas das dúvidas de quem realiza um TCC e sugere ações para torná-lo mais leve e fácil de criar. 

DANTAS, JOSE Guibson. D., DINHEIRO, O PASSAPORTE PARA A GRAÇA NEOPETENCOSTAL.

O autor, professor – doutor  em Comunicação Social,  investiga a importância do dinheiro nas práticas religiosas que são mostradas no programa de televisão “Show da Fé”, exibido diariamente em canal aberto, há mais de uma década. O livro identifica as representações e os possíveis significados sociais dos textos dos programas, dados obtidos em pesquisa criteriosa.

DANTAS, JOSE Guibson D., Crentes, mas nem tanto!

Seguindo os seus estudos sobre a temática das religiões midiáticas, Guibson pesquisa como se dá a recepção das mensagens religiosas emitidas pelos programas televisivos das igrejas neopentecostais. Além de descrever o comportamento dos receptores, ele procura estabelecer a presença das mediações culturais mais relevantes nas mensagens dos programas e como são interpretadas pelos  telespectadores. 

GUERRA, Isabel C., Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Cascais: Principia, 2006.

Neste livro, Isabel Carvalho Guerra discute as abordagens qualitativas em ciências sociais, fazendo um apelo a diversos paradigmas de interpretação sociológica de que decorrem formas de recolha, registro e tratamento dos dados. Tudo é apresentado com uma perspectiva própria de utilização conceitual a partir do uso da técnica de “histórias de vida”.

LEVITSKY, Steven, Como as democracias morrem.

Nos dias atuais, a democracia nos estados democráticos de direito não terminam com uma ruptura violenta nos moldes de uma revolução ou de um golpe militar. Hoje elas se valem do autoritarismo que corroi o ambiente democrático com o enfraquecimento paulatino e constante de instituições fundamentais como o judiciário e a imprensa, que contribuem com as suas ações para que ocorra “a erosão gradual de normas políticas de longa data”. O livro é fundamental para entendermos “o momento conturbado que vivemos no Brasil e em boa parte do mundo e é um guia indispensável para manter e recuperar democracias ameaçadas”.

SOUZA, Jessé, A elite do atraso: da escravidão a Bolsonaro.

Obra fundamental para que se entenda o contexto atual da política brasileira, recorrendo as raízes conservadoras e atrasadas das elites brasileiras, desde o tempo colonial aos dias atuais.

DA EPOLI, Giuliano, Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições.

Nessa obra, o autor apresenta sua visão de como determinados atores políticos usam a internet e, através das redes sociais, disseminam mentiras e ataques contra seus adversários. As mensagens de ódio e de intolerância que desacreditam a classe política, tornam-se aos olhos dos seus eleitores, principalmente dos menos avisados, como qualidades dos líderes populistas. Essas mensagens querem demonstrar que a sua inexperiência como detentores do poder, os excluêm da “velha política”, sendo a sua incompetência uma garantia da autenticidade. “As tensões que causam em nível internacional são vistas como mostras de sua independência, e as fake News, marca inequívoca de sua propaganda, evidenciam sua liberdade de pensamento.”

  • Quem sou eu
  • Tutoria
  • Meus Livros
  • Textos e Sites Acadêmicos
  • Resenhas de livros
  • Vídeos

Contato

  • Whatsapp: +1 778 829 3756
  • E-mail: aprendatese@gmail.com
  • Instagram: @prof_rejane_markman
  • Facebook: Rejane Markman
Metodologia Amigável © 2022.

Vamos conversar?